sábado, 26 de janeiro de 2013

Espremedor de sumos lento versus máquina de sumos tradicional (centrifugadora)




Porque um espremedor de sumos lento é melhor do que um tradicional?
 
Toda a gente adora um sumo fresco, é excelente e nutritivo para acompanhar o café da manhã, é ótimo como bebida social e é uma alternativa muito mais saudável aos refrigerantes. As máquinas de sumos tradicionais levantam muitas questões, são ruidosas, sujam muito, desperdiçam bastante e o pior de tudo é que destroem uma parte das vitaminas, proteínas e sais minerais. É por isso que existem excelentes alternativas à tradicional centrifugadora.
 

Centrifugadora tradicional


Um espremedor lento é bastante diferente de um espremedor tradicional.



Os espremedores tradicionais utilizam o método de centrifugação com lâminas a girar a uma velocidade elevada, que quando o fruto entra é finamente ralado em pedaços, a polpa resultante é filtrada por centrifugação e a pasta resultante é despejada para um recipiente lateral. Com um espremedor lento no entanto, a principal ação é o esmagamento, que ajuda a evitar muitos dos problemas antigos.
Algumas das características de um espremedor tradicional em relação a um espremedor lento são as seguintes:

Ruidoso e potencialmente perigoso.

A fim de penetrar com uma lâmina através da pele dura de uma laranja ou banana, a lâmina deve mover-se incrivelmente rápido, causando um ruído forte e zumbidos do motor. Um mecanismo de esmagamento é muito mais lento, criando deliberadamente menos ruído. A não utilização de uma lâmina afiada também significa menos risco de alguém se cortar acidentalmente quando chega a hora de limpar a máquina.

Limitado.

Cortar as frutas em pequenos pedaços para ajudar a extração do sumo é uma ótima ideia, mas se você quer utilizar alimentos diferentes das frutas e vegetais, tais como óleos de sementes, legumes com folhas ou  erva de trigo? Com um espremedor lento você é capaz de adicionar estes e outros ingredientes deliciosos e nutritivos aos seus sumos. 

Suja e desperdiça.

As altas velocidades  a que a polpa é sujeita num espremedor tradicional (centrifugadora) fazem com que os alimentos sejam projetados em torno, fazendo com que a pele, a polpa e o sumo salpiquem a câmara interior da máquina, tornando a limpeza difícil. Com a pressão metódica e lenta a bagunça é muito mais contida, permitindo uma melhor e mais rápida eliminação dos resíduos, menos confusão e principalmente menos desperdício. 


Desvaloriza o propósito de beber sumos.


Embora seja verdade que os sumos de frutas e legumes ofereçam deliciosos sabores, o seu maior atrativo é de longe o seu valor nutricional. As plantas produzem e armazenam muitas enzimas, nutrientes, vitaminas e minerais de que os seres humanos necessitam para uma vida longa e saudável, e os sumos são uma deliciosa maneira de incorporar regularmente estes micronutrientes à sua dieta. 
As enzimas e proteínas podem ser facilmente desnaturadas e tornarem-se ineficazes quando sujeitas ao aumento da temperatura. Uma lâmina a girar a elevadas rotações por minuto produz calor e, desta forma, os sumos nas máquinas tradicionais tornam-se mais pobres em nutrientes do que quando se espreme manualmente a fruta ou se utiliza um sistema de extracção a baixa velocidade.

Em contrapartida um espremedor de sumo lento é muito mais suave e quase não produz calor, aproveitando quase na sua totalidade todos os micronutrientes, o que resulta realmente num sumo muito mais saudável e nutritivo. 

Assim, pelas razões acima, a ideia de comprar um espremedor tradicional parece desadequada, quase não valendo o dinheiro gasto. Não que um espremedor tradicional seja completamente inútil, um pouco de sumo é melhor do que nenhum sumo, mas sendo um espremedor lento muito mais silencioso, seguro, útil, mais fácil de limpar, mais eficiente, produzindo sumos mais saudáveis, realmente parece-nos ser esta a melhor opção.
Veja os vários modelos de espremedores lentos disponíveis em www.juicers.pt
 

Sem comentários:

Enviar um comentário